E-Learning

O avanço da tecnologia e a aceleração dos meios de comunicação alavancaram a necessidade de um novo modelo educacional que atenda à demanda da sociedade da informação. que produz cada vez mais informações, redes sociais, comércios e trabalhos online.

A educação a distância (EAD) já tem história (com os impressos via correio, o rádio e a TV), mas só teve seu boom com o novo formato online (e-learning) que foge da produção em massa e traz características peculiares como flexibilidade de acesso, aprendizado contínuo e em ritmo estipulado pelo estudante que passa a ser o construtor do conhecimento, e não mais um ser passivo que apenas recebe informações pré-estipuladas pelos professores.

O ambiente virtual proporcionou mudança no perfil do estudante e cobrou uma mudança também dos educadores. O educador, hoje, ganha o perfil de instrutor capaz de ser um indivíduo participativo que desperte a curiosidade dos construtores de conhecimento (alunos) e proporcione um ambiente interativo e livre para a troca de informações e experiências.

Toda mudança de paradigmas exige um período de adaptação e resistência para que a adesão seja completa. No caso da educação à distância, os paradigmas foram quebrados tão rápido quanto seu desenvolvimento, pois logo as empresas e a sociedade como um todo perceberam a potencialidade da ferramenta que surgira.

Muitas são as corporações que já observam  as inúmeras vantagens da EAD e estão investindo no desenvolvimento de  novos instrumentos. No fim das contas, o objetivo é que os benefícios proporcionados aconteçam de maneira sustentável a fim de que existam ganhos não só para a organização e seus funcionários, mas também, e principalmente, para clientes e usuários.

Se educação é desenvolvimento, e há uma nova técnica como a Educação à Distância que permite à humanidade uma velocidade maior na apreensão de conhecimento, consequentemente, temos uma ferramenta que acelera o desenvolvimento social.

 

Fonte Notícias: IMASTERS